Jogar bola, escalar, correr, brincar na areia, plantar árvores para subir nelas e tomar chimarrão num banquinho, na sombra, são algumas das atividades descritas pelas crianças e adolescentes do bairro Medianeira que eles gostariam de realizar na nova praça do bairro.
No último dia 17, durante o sábado letivo da Escola Municipal de Ensino Fundamental Osmany Martins Véras, que realizou diversas atividades recreativas e de serviços comunitários, foi realizada a escuta das crianças e adolescentes do bairro onde suas demandas foram registradas.
A nova praça será a primeira a partir do conceito de “praça naturalizada”, que incentiva o contato com a natureza e diminui a presença de elementos artificiais, e fica entre as ruas Hortênsia e Amor-Perfeito.
O coordenador do projeto A Cidade das Crianças e da Rede Urban95 no município de Osório, o arquiteto e urbanista, Alencar Massulo, juntamente com a secretária de Meio Ambiente e Gestão Territorial, Lourdes Helena Goularte, organizaram a roda de conversa no local que terá a praça. “No entorno da futura praça, as crianças brincam na rua. Elas jogam futebol, brincam de esconde-esconde e pega-pega. São as brincadeiras favoritas, segundo eles”, disse Alencar.
Com idade entre 4 e 15 anos, elas também relataram as dificuldades que encontram para brincar. “Disseram que precisam ter cuidado quando am os carros, e que não vão em outras praças porque fica muito distante das suas casas”, disse Alencar. “Ouvir as nossas crianças e adolescentes é fundamental. Pretendemos retomar o Plano Municipal de Arborização Urbana, e essa participação das crianças gera identificação com o local, o que contribui com o zelo e a melhoria dos ambientes da cidade”, disse a secretária de Meio Ambiente.
O projeto da primeira praça naturalizada será desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente e Gestão Territorial, com a participação do Grupo Intersetorial Cidade e Criança, a partir da oficina realizada com as crianças do bairro, e com execução prevista a curto prazo.
Texto e fotos: Ascom PMO
#PraçaNaturalizada
#EspaçoPúblico
#naturezanacidade

