VOLUMES PODEM SUPERAR ATÉ 200% A MÉDIA DO MÊS DE MAIO
O Rio Grande do Sul enfrentará uma semana de instabilidade, com risco elevado de chuva excessiva e temporais, especialmente entre quarta-feira (7) e sexta-feira (9), segundo alerta da MetSul Meteorologia.
A previsão indica acumulados de 100 a 250 mm em áreas da Metade Oeste, Centro e Sul do estado, volumes que podem superar em até 200% a média do mês de maio.
A instabilidade deve ser acompanhada de temporais localizados, com possibilidade de granizo e vendaval.
Conforme a MetSul, os temporais serão impulsionados por uma corrente de jato em baixos níveis da atmosfera, que transportará ar muito quente e úmido da Bolívia e do Centro-Oeste brasileiro, favorecendo a ocorrência de tempo severo.
A quarta-feira, (7), terá sol com nuvens e abafamento em parte do estado, mas a chuva começa cedo na Metade Oeste e se espalha.
Na quinta, o avanço de uma frente quente provoca instabilidade principalmente no Oeste, Sul e parte do Leste, com calor intenso nas demais regiões.
Já na sexta, uma frente fria associada a um ciclone no Atlântico trará chuva generalizada antes da melhora do tempo no sábado.
Apesar da coincidência com o aniversário da enchente de maio de 2024, a MetSul destaca que este não é um evento de mesma magnitude.
As bacias dos rios Taquari, Caí, Sinos e Gravataí, que impactam diretamente Porto Alegre, não devem registrar grandes volumes.
O alerta maior é para rios como Quaraí, Ibirapuitã e Ibicuí, no Oeste do estado, que podem ter cheias.
[email protected]
Credibilidade é a nossa maior informação!
jornalfolhadovalegravatai/ MetSul